Metodologia INTERA para Objetos de Aprendizagem
A metodologia INTERA é uma metodologia aberta, recomendada como um guia para o desenvolvimento de qualquer tipo de objetos de aprendizagem, como por exemplo: aulas, cursos, videoaulas, software educacional ou até mesmo jogos educacionais. No caso de jogos, por ser um OA mais complexo, uma versão da metodologia específica para jogos foi adaptada(https://www.interaufabc.com.br/intera-rpg).
A metodologia começou a ser desenvolvida por pesquisadores do grupo INTERA da UFABC em 2014, e desde então vem sofrendo constantes atualizações. Sua primeira versão foi publicada em um livro (https://www.interaufabc.com.br/livros), no entanto, a versão mais atual encontra-se atualizada nesse site.
A metodologia INTERA deve ser considerada um arcabouço de processos para o desenvolvimento de qualquer tipo de conteúdo digital utilizado para a aprendizagem. Isso implica que é aderente a qualquer tipo de Objeto de Aprendizagem, independente de sua granularidade, seu tamanho ou complexidade. A metodologia INTERA independe da tecnologia a ser adotada.
A metodologia INTERA é uma metodologia iterativa, que sugere o “ir e vir” em suas etapas. A metodologia INTERA considera o processo de desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem como sendo um projeto e por isso ela também contempla que o ciclo de vida defina as fases que conectam o início de um projeto de desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem ao final. Essa consideração é baseada no guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de Projetos (PMBOK, 2008), um dos pilares no qual a metodologia INTERA se apoia.
A metodologia INTERA possui os seguintes componentes: papéis; fases e etapas; artefatos