Objetos de Aprendizagem
Conjunto de aplicativos acessíveis para dispositivos móveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo na sala de aula.
Resumo: Projeto visa desenvolver aplicativos móveis, com design universal, para aumentar a autonomia de alunos deficientes visuais e auditivos no âmbito acadêmico, contribuindo para maior inclusão no ensino. Dentre os aplicativos, aqueles desenvolvidos pelo INTERA são: Customizador para adaptar o celular ao perfil do aluno: permite configurar o celular, via comandos de voz ou escolha de símbolos, para que, a partir disso, o celular e os aplicativos propostos se adaptem automaticamente ao tipo de aluno e suas necessidades. Registro de aulas: inclui as seguintes funcionalidades: (a) gravar áudio e/ou vídeo das aulas com slides passado pelo professor; (b) adicionar marcadores temporais no decorrer da gravação (c) editar os marcadores temporais para adicionar anotações posteriormente; (d) ir diretamente para os “tempos” dos marcadores; (e) enviar imagens das aulas para que colaboradores em rede sociais possam transcrevê-las em tempo real.
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Coordenação: Juliana Braga
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Equipe de pesquisadores INTERA: Edson Pimentel e Silvia Dotta
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Equipe alunos INTERA: Felipe Nery e Cláudio Quessada
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Status: em andamento
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Financiamento: CAPES
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Prêmio: Segundo lugar no II Workshop de Inovação da CAPES 2019
Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica
Resumo:Desenvolvimento de Jogo acessível a PD visual e surdez, que considera a exploração do processo de pesquisas científicas na Antártica. O licenciando assumirá o papel de pesquisador e coletará amostras (gelo, animais etc), para armazená-las e analisá-las em laboratório. Haverá minijogos com problemas interdisciplinares.
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Coordenação: Juliana Braga
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Equipe de pesquisadores INTERA: Edson Pimentel e Silvia Dotta
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Equipe de alunos INTERA: Francinette Furtando, Luis Felipe Melle, Julia Ayusso
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Status: em andamento
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Financiamento: CAPES
Adaptação e Integração de Jogos na Plataforma REMAR
Resumo: O projeto visa aumentar o reúso de um game educacional, denominado Process Legend, inserindo o mesmo na Plataforma REMAR. O REMAR é parte do Programa de P&D Temático EAD em parceria com a CAPES.
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Coordenação: Juliana Braga.
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Mídias: Acesso ao Jogo no REMAR, Apresentação final do projeto
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Equipe alunos: Fernando, Vitor, Edson Pimentel
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Financiamento: RNP
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Status: Finalizado
Repositórios de Objetos de Aprendizagem: Panorama e Proposta sob a perspectiva de interação humano computador. 2013.
Dissertação (Ciência da Computação) – Universidade Federal do ABC
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Equipe: Aline Yuri Ieiri
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Mídias: The Development of a LOR User Interface Lo-fi Prototype using the Bruno Munari Method, Problemas de Usabilidade em Repositórios de Objetos de Aprendizagem a partir de estudos primários
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Status: finalizado
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Financiamento: Capes
Metodologia INTERA para o Desenvolvimento dos Objetos de Aprendizagem
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Equipe: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta
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Status: finalizada a primeira versão.
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Mídias: Livro: Objetos de Aprendizagem volume 2 – Metodologia INTERA de desenvolvimento
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Financiamento: UAB/Capes
Introdução aos objetos de aprendizagem
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Equipe: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta e vários colaboradores do grupo.
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Status: finalizada a primeira versão.
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Mídias: Livro: Objetos de Aprendizagem volume 1 – Introdução e Fundamentos
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Financiamento: UAB/Capes
Jogo Educacional para o Consumo de Energia Elétrica
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Equipe: Adriana K. Nishida, Juliana C. Braga, Arthur Monteforte, Roseli F. Benassi
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Status: finalizada a primeira versão.
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Mídias: Artigo, Software, Manual do usuário, Vídeo.
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Financiamento: UAB/Capes
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Segundo lugar na Mostra de Software de Informática na Educação 2014.
Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
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Equipe: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta
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Status: em constante modificação.
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Mídias: Artigo
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Financiamento: UAB/Capes
Validando a Metodologia INTERA no desenvolvimento de Aulas Virtuais
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Equipe: Rafael Resende Marcondes, Juliana Cristina Braga
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Status: finalizado.
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Mídias: Artigo
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Financiamento: Capes
ScrumGame: Software Educacional para o Ensino de Engenharia de Software
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Equipe: Felipe Siller, Juliana Cristina Braga
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Status: finalizado
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Mídia: Artigo
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Prêmio de segundo lugar no concurso de melhor trabalho de graduação do Congresso Brasileiro de Computação 2013.
Mlab: Laboratório Virtual de Química para Dispositivos Móveis
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Time: Camila Takemoto, Juliana Cristina Braga, Franciso Isidro Massetto
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Mídias: Reportagem UOL, reportagem UAB, vídeo
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Status: em andamento
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Financiamento: CNPq
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Prêmio de primeiro lugar no concurso de inovação do ESUD.
Metodologia Intera para produção de Objetos de Aprendizagem (ou objetos educacionais)
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Time: Juliana Cristina Braga, Edson Pimentel, Silvia Dotta
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Mídias: Minicurso ESUD (Parte I, Parte II), Artigo CBIE
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Status: finalizado
Guia de Objetos de Aprendizagem em Biologia
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Time: Fabio Rezende de Souza, Juliana Cristina Braga, Beatriz Stransky Ferreira
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Mídias: Artigo
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Status: Finalizado
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Financiamento: Capes
Guia de Recomendação para o uso de Objetos de Aprendizagem na Educação Infantil: Uma Abordagem em Software Livre
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Time: Andrea Garcia Trindade, Juliana Cristina Braga, Rita Aparecida Ponchio
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Mídias: Artigo
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Status: Finalizado
Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia de Software
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Time: Yuri David Santos, Juliana Cristina Braga.
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Mídias: Site para o objeto
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Status: Finalizado.
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Financiamento: UAB/CApes
Objeto de Aprendizagem: Workbench para o Ensino de Biologia
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Time: Bruno Marques, Juliana Cristina Braga, Francisco Isidro Masseto
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Mídias: Vídeo
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Status: Finalizado.
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Financiamento: UAB/CApes
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Prêmio de segundo lugar no concurso de inovação do ESUD.
2010
Modelo de Conhecimento Orientado a Objetos: OOCM
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Time: Juliana Cristina Braga, Beatriz Stransky, Francisco Isidro Masseto
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Midias: Artigo
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Status: Finalizado
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Financiamento: UAB/CAPES
2009
Desenvolvimento de um portal colaborativo que oferece recursos para construção, disponibilização e gerenciamento de cursos on-line
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Time: Carlos Leite, Edna Emy Ambo, Jose Erick Silva Luiz Albano, Silvia Cristina Dotta
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Mídias:
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Status:
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Financiamento:
Diálogo Virtual e Interação em Atividades Não-presenciais: Desenvolvimento de um Processo de Tutoria pela Internet
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Time: Marcelo Giordan, Silvia Cristina Dotta
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Mídias:
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Status:
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Financiamento:
Uma Arquitetura para Aplicações Mobile Learning
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Time: Daniel Leonardo da Matta, Edson Pinheiro Pimentel
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Mídias:
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Status:
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Financiamento:
Uma ferramenta de Assistência ao aluno na Resolução de Exercícios de Lógica de Programação Utilizando Padrões Pedagógicos
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Time: Edson Pinheiro Pimentel, Samuel Nascimento Gonçalves
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Mídias:
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Status:
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Financiamento